top of page

Descrição Geral

   Este projeto, representa uma proposta integradora de um conjunto de açÔes que se orientam a tratar a temĂĄtica da flexibilização das prĂĄticas dos cursos da Faculdade de Engenharia mediante a implementação de um modelo de ensino semipresencial com suporte de tecnologias digitais de informação e comunicação.
   

Objetivos

   Objetivo Principal: Flexibilizar a modalidade da oferta de disciplinas dos cursos presenciais da faculdade de engenharia em base ao 20% de carga horaria a distĂąncia permitido por lei.
   EstratĂ©gia: Implantação de um laboratĂłrio de produção de material didĂĄtico e de um laboratĂłrio para atividades de disciplinas semipresenciais com o intuito de ofertar disciplinas pilotos, cujos resultados serĂŁo avaliados a curto e mĂ©dio prazo.
   

Descrição Geral

   Da aprovação do uso da modalidade: A adoção de prĂĄticas nĂŁo-presenciais em disciplinas presenciais, previstas em lei, serĂĄ garantida mediante planos de cursos detalhados, envolvendo descrição da carga horĂĄria de atividades presenciais e nĂŁo-presenciais, dos materiais e recursos humanos garantidos, das estratĂ©gias didĂĄticas adotadas assim como as suas formas de avaliação. Tais planos de cursos deverĂŁo ser aprovados nos respectivos departamentos das disciplinas contempladas.
   Das atividades nĂŁo-presenciais: As atividades nĂŁo presenciais serĂŁo programadas com antecedĂȘncia semestral e disponibilizadas ao inĂ­cio de cada semestre letivo na plataforma MOODLE da UFJF. Na plataforma, deverĂŁo estar disponibilizados os materiais didĂĄticos (sem prejuĂ­zo do uso de outras mĂ­dias) e a sequĂȘncia do processo de aprendizagem, observando a realização de atividades com carga horĂĄria previamente planejada e com o uso de check list de auto-avaliação.
   Das Atividades presenciais: As atividades presenciais serĂŁo realizadas de duas formas: Aulas Expositivas ministradas regularmente pelo professor da disciplina e atividades autĂŽnomas em laboratĂłrios especĂ­ficos, apoiados por tutores e monitores que verificarĂŁo em locus a correta realização das mesmas. Os alunos, deverĂŁo assistir nos termos regimentais Ă s atividades presenciais, sendo que poderĂŁo atender tais atividades de maneira flexĂ­vel, em grupos ou individualmente, anunciando em que horĂĄrios desejam utilizar os recursos laboratoriais.
As aulas expositivas e avaliaçÔes presenciais deverão ser realizadas em salas de grande porte (todos os alunos ao mesmo tempo) com a presença do professor e dos assistentes que com ele atuam. Preferencialmente poucas, as aulas expositivas podem ser realizadas no início de cada unidade didåtica, a modo introdutório, e no momento de cada avaliação presencial.
As avaliaçÔes presenciais devem preponderar em termos de aferimento das suas correlatas não-presenciais.
   Da Tutoria: A participação de tutores de atividades a distĂąncia requer de um esforço adicional de capacitação e controle, fator que coloca como apropriado o uso de alunos de pĂłs-graduação em estagio docente ou alunos bolsistas de
mestrado, com domĂ­nio de conteĂșdos. A relação de tutores estĂĄ relacionada com o numero de alunos e numero de turmas a serem atendidos. Os monitores, atuando nos laboratĂłrios de atividades presenciais, podem ser alunos de graduação, com domĂ­nio de conteĂșdos, garantindo um amplo horĂĄrio de atendimento para pequenos grupos de alunos.
   Da Avaliação: A Avaliação do processo serĂĄ realizada por comissĂŁo especĂ­fica para este fim formada pelo diretor da unidade, um professor observador e um professor vinculado ao projeto.
  • Facebook Classic
bottom of page