top of page
Projeto e Desenho Auxiliado por Computador
Descrição Geral
Este projeto, representa uma proposta integradora de um conjunto de açÔes que se orientam a tratar a temåtica da flexibilização das pråticas dos cursos da Faculdade de Engenharia mediante a implementação de um modelo de ensino semipresencial com suporte de tecnologias digitais de informação e comunicação.
Objetivos
Objetivo Principal: Flexibilizar a modalidade da oferta de disciplinas dos cursos presenciais da faculdade de engenharia em base ao 20% de carga horaria a distĂąncia permitido por lei.
Estratégia: Implantação de um laboratório de produção de material didåtico e de um laboratório para atividades de disciplinas semipresenciais com o intuito de ofertar disciplinas pilotos, cujos resultados serão avaliados a curto e médio prazo.
Descrição Geral
Da aprovação do uso da modalidade: A adoção de pråticas não-presenciais em disciplinas presenciais, previstas em lei, serå garantida mediante planos de cursos detalhados, envolvendo descrição da carga horåria de atividades presenciais e não-presenciais, dos materiais e recursos humanos garantidos, das estratégias didåticas adotadas assim como as suas formas de avaliação. Tais planos de cursos deverão ser aprovados nos respectivos departamentos das disciplinas contempladas.
Das atividades nĂŁo-presenciais: As atividades nĂŁo presenciais serĂŁo programadas com antecedĂȘncia semestral e disponibilizadas ao inĂcio de cada semestre letivo na plataforma MOODLE da UFJF. Na plataforma, deverĂŁo estar disponibilizados os materiais didĂĄticos (sem prejuĂzo do uso de outras mĂdias) e a sequĂȘncia do processo de aprendizagem, observando a realização de atividades com carga horĂĄria previamente planejada e com o uso de check list de auto-avaliação.
Das Atividades presenciais: As atividades presenciais serĂŁo realizadas de duas formas: Aulas Expositivas ministradas regularmente pelo professor da disciplina e atividades autĂŽnomas em laboratĂłrios especĂficos, apoiados por tutores e monitores que verificarĂŁo em locus a correta realização das mesmas. Os alunos, deverĂŁo assistir nos termos regimentais Ă s atividades presenciais, sendo que poderĂŁo atender tais atividades de maneira flexĂvel, em grupos ou individualmente, anunciando em que horĂĄrios desejam utilizar os recursos laboratoriais.
As aulas expositivas e avaliaçÔes presenciais deverĂŁo ser realizadas em salas de grande porte (todos os alunos ao mesmo tempo) com a presença do professor e dos assistentes que com ele atuam. Preferencialmente poucas, as aulas expositivas podem ser realizadas no inĂcio de cada unidade didĂĄtica, a modo introdutĂłrio, e no momento de cada avaliação presencial.
As avaliaçÔes presenciais devem preponderar em termos de aferimento das suas correlatas não-presenciais.
Da Tutoria: A participação de tutores de atividades a distùncia requer de um esforço adicional de capacitação e controle, fator que coloca como apropriado o uso de alunos de pós-graduação em estagio docente ou alunos bolsistas de
mestrado, com domĂnio de conteĂșdos. A relação de tutores estĂĄ relacionada com o numero de alunos e numero de turmas a serem atendidos. Os monitores, atuando nos laboratĂłrios de atividades presenciais, podem ser alunos de graduação, com domĂnio de conteĂșdos, garantindo um amplo horĂĄrio de atendimento para pequenos grupos de alunos.
Da Avaliação: A Avaliação do processo serĂĄ realizada por comissĂŁo especĂfica para este fim formada pelo diretor da unidade, um professor observador e um professor vinculado ao projeto.
bottom of page